Melvin Jones Biografia

Nascido em Fort Thomas, Arizona, em 13 de janeiro de 1879, Melvin Jones era filho de um capitão do exército norte-americano que comandou um grupo de escoteiros. Aos 20 anos de idade, com a transferência de seu pai, mudou-se para Chicago, Illinois, onde se associou a uma companhia de seguros. No ano de 1909, casou-se com Rose Amanda Freeman, de Milwaukee, Wisconsin. Rose era jogadora de golfe, tendo sido campeã americana do esporte.

Em 1913, Melvin Jones fundou sua própria agência de seguros. Nesta época, conheceu Willian Towne, que o convidou para conhecer seu Clube, “The Business Circle”, formado por um grupo de homens que se reuniam durante o almoço e se dedicavam a promoção dos interesses comerciais dos seus associados, o interesse não era outro senão o de buscar o progresso pessoal e profissional.

Melvin Jones identificou que este era um dos muitos grupos da época que se dedicava totalmente a promover os interesses financeiros de seus membros e que fatalmente estava destinado a desaparecer. Em pouco tempo, tornou-se secretário do “The Business Circle” e decidiu apresentar a proposta de que esses empreendedores pudessem dedicar parte de seu tempo, seu talento e seus recursos para ajudar as comunidades mais necessitadas. Começou a escrever cartas a organizações que reconhecidamente já tinham essa mesma filosofia de serviços às comunidades.

A seu convite, na sala leste do Hotel La Salle, em Chicago, no dia 7 de junho de 1917, 20 delegados de Clubes masculinos existentes na região se reuniram para lançar as bases de uma organização voltada ao serviço humanitário. Entre eles, estavam representantes do Vortex Club of St. Louis, (Missouri), o Business and Professional Men's Association of St. Paul (Minnesota), The Optimist Clubs (Chicago), o Exchange Clubs e o Royal Order of Lions (Evansville, Indiana), uma organização fraternal presidida pelo médico Dr. William P. Woods. O Royal Order of Lions já era uma instituição formal, conhecida e consagrada nos Estados Unidos, com muitos Clubes em diferentes partes do país.

Entendendo que a filosofia que unia esses homens nesta reunião precisava ser legalmente formalizada e considerando que todas as organizações representadas tinham nomes diferentes, o Dr. William P. Woods estendeu o convite para que estes Clubes se filiassem ao Royal Order of Lions. Já com o nome de “Lions Clubes”, as organizações foram tomando forma e prestando serviços às suas comunidades. Já eram 27 Clubes quando Melvin Jones emitiu uma chamada para a primeira Convenção oficial da organização, que foi realizada na cidade de Dallas, Texas, iniciando no dia 8 de outubro de 1917. No dia 10 de outubro, último dia da primeira Convenção, trinta e seis delegados, representando 22 Clubes de nove estados, aprovaram a designação “Associação de Lions Clubes", seus estatutos e regulamentos, e elegeram o Dr. William P. Woods como seu primeiro presidente. Melvin Jones foi nomeado secretário. 10 DE OUTUBRO É CONSIDERADA OFICIALMENTE A DATA DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE LIONS CLUBES. Logo após, líderes comunitários começaram a organizar Clubes em todas as partes dos Estados Unidos. A grande diferença que fez com que a Associação de Lions Clubes ganhasse a simpatia, a credibilidade e a afiliação desses profissionais e líderes comunitários foi a inclusão em seu estatuto da proposta de que “nenhum Clube terá como objetivo o benefício financeiro de seu associado”.

Em 12 de março de 1920, a Associação tornou-se "Internacional" com a formação do Lions Clube de Windsor, na cidade de Ontário, no Canadá. Melvin Jones deixou sua agência de seguros e se dedicou integralmente ao Lions em sua sede em Chicago. Foi sob sua liderança dinâmica que os Lions Clubes conseguiram o prestígio necessário para atrair homens e mulheres com mentalidade cívica e filantrópica. O fundador da Associação também foi reconhecido como líder fora dela. Uma de suas grandes honrarias deu-se em 1945 quando representou o Lions Clubs International como conselheiro em São Francisco, Califórnia (EUA), na Organização das Nações Unidas.

Em 1956, dois anos após o falecimento de sua esposa Rose Amanda, Melvin Jones casou-se com Lillian Radigam, igualmente devotada companheira e colaboradora, que o acompanhou até o seu último dia de vida.

Melvin Jones, o homem cujo lema pessoal era "Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo", se tornou o principal condutor de pessoas com espírito de serviço humanitário em todas as partes do mundo e, diferente do que muitos possam imaginar, nunca quis assumir a Presidência Internacional do movimento, sendo seu secretário geral durante toda a vida dedicada ao leonismo.

Melvin Jones faleceu no dia 1° de junho de 1961, aos 82 anos de idade.

Conheça um pouco mais na wikipedia, clicando aqui

Ou na página do Lions Internacional aqui